Bertold Brecht




A ÓPERA DOS 3 VINTÉNS


Bertolt Brecht escreveu a Ópera de 3 Vinténs, uma peça teatral musical que teve sua estreia em 31 de agosto de 1928 em Berlim e foi inspirada na "Ópera do Mendigo" de John Gay. A obra é uma sátira à sociedade burguesa que permite a existência desse mundo marginalizado, contraventor e corrupto.
A peça se passa no Soho, um bairro pouco aristocrático da Inglaterra, no século XIX. Apresenta como personagem principal Macheath, um ladrão cercado de outros tantos ladrões, mendigos, prostitutas e vigaristas que explora assaltos e prostituição. Ele é um mulherengo e bígamo. Casado com Lucy (filha de um chefe de polícia) se casa secretamente com Polly que é filha de seu colega de malandragem Peachum o "rei dos mendigos" que tinha uma loja para vestir e organizar mendigos e deficientes. Peachum não queria que sua filha se casasse com Mac. Queria que Mac Navalha (assim como também era conhecido) fosse preso e condenado à forca. Mas o chefe de polícia (Tiger Brown) não quer prendê-lo pois eles (Mac e Tiger) serviram juntos no exército inglês na Índia. Além disso, Brown recebia várias propinas pra fechar os olhos às infrações cometidas por Mac. Brown concorda em prender Mac porque Peachum ameaça colocar um bando de mendigo na rua para estragar o brilho da festa da jovem rainha da Inglaterra, em que a segurança estava sob responsabilidade de Brown. O chefe de polícia ainda tenta avisar Mac Navalha que ele estava prestes a ser preso e sugere que ele fuja de Londres. Mac não quer perder sua tard fugindo e decide ir ao bordel onde é capturado em virtude da traição de Jenny, uma prostituta do local, e outras garotas de programa que o delatam. Lucy o ajuda a fugir. Mac novamente volta ao bordel e é recapturado e levado para a execução. Prestes a ser enforcado, a pena é trocada num "final feliz" muito artificial: recebe o perdão da real, mas deve viver afastado da sociedade em uma casa de campo recebendo dez mil libras por mês.



Bertolt Brecht nasceu no extremo sul da Alemanha no dia 11 de fevereiro de 1898.
Apesar de ser um destacado dramaturgo, poeta e encenador alemão, Brecht estudou Medicina e trabalhou como enfermeiro num hospital de Munique enquanto acontecia a primeira Guerra Mundial.
Suas primeiras peças aconteceram em Munique (Baal e Tambores na Noite). Nessas participações no teatro, Bertolt conhece o diretor de teatro e cinema Erich Engel com quem trabalhou até o fim da vida.
Brecht passou pelo expressionismo, mas não se rendeu a nenhuma regra imposta por esse sistema. Apesar de estar filiado ao Partido Comunista, Bertolt Brecht não se subordinou ao realismo socialista. Talvez por isso que suas peças teatrais foram proibidas de serem exibidas na Rússia de Stalin.
Devido a falsas confissões que Brecht sofreu por conta de sua não subordinação, ele escreveu A vida de Galileu. Uma das mais importantes obras dramáticas.
A adversidade de Brecht com o regime de Stalin era tão intensa que ao se exilar da Alemanha de Hitler, se asilou nos Estados Unidos porque se sentia mais seguro por lá.



"Há homens que lutam um dia, e são bons; Há outros que lutam um ano, e são melhores;
Há aqueles que lutam muitos anos e são muito bons;
Porém há os que lutam toda a vida. Estes são os imprescindíveis."
Bertolt Brecht