Teatro na Música


  • AURÉLIO BUARQUE DE HOLANDA FERREIRA - DICIONÁRIO AURÉLIO ESCOLAR DA LÍNGUA PORTUGUESA

*Interpretação: 1 Ato ou efeito de interpretar. 2 Explicação, comentário. 3 Arte e técnica de interpretar; representação, desempenho.
*Interpretar: 1 Ajuizar a intenção, o sentido de. 2 Explicar, explanar ou aclarar o sentido da (palavra, texto, lei, etc) 3 Tirar de (sonho, visão, etc) indução ou presságio. 5 Representar no (teatro, cinema, televisão, etc)


  • DOURADO, Henrique Autran. Dicionário de termos e expressões da música – São Paulo: Ed. 34, 2004. pág.169



*Interpretação: (it. Interpretare; fr. Interprétation; ing. Interpretation; presume-se que tenha se originado do grego inter petras, lit.: entre pedras, sugerindo a procura pelos elementos musicais que não se encontram escritos na partitura) Grosso modo, implica a expressão da emoção e da concepção artística individual do músico, a partir da idéia estabelecida pelo compositor, segundo preceitos próprios e elementos musicais e históricos.
 




É a partir dessas definições de interpretação que essa pesquisa procura na música, em especial nos musicos intérpretes, a capacidade de gerar significados e de expressar com o corpo e com a voz, característico do trabalho de ator.


  • DIGAETANI, John L. Convite à Ópera. Rio de Janeiro: Jorge Zahar – 1988.


"A voz humana, diferente dos outros instrumentos musicais, pode acrescentar palavras à música."


"Um bom cantor usa a expressão do rosto, o movimento do corpo e a coloração na voz para dar vida a um papel."



No entanto, na música os intérpretes não assumem outro personagem, mas desenvolvem a partir de si mesmos um estado diferente do cotidiano. A não ser no caso da Ópera que os cantores precisam contruir um papel mas mesmo assim essa habilidade em interpretar pode ser percebida, como é o caso de Maria Callas.




Maria Callas (1923-1977) - DIGAETANI






"Apesar de não ter uma voz de soprano particularmente bonita e tendo a região aguda às vezes insegura, Maria Callas tinha uma intensa dramaticidade e uma inteligência musical que faziam de cada aparição sua um acontecimento tanto teatral como vocal."

"Enquanto que Lucia e Norma eram considerados papéis para pura exibição vocal, Callas os transformou em dramas intensos pela habilidade de atriz, excelente dicção e qualidade única em dar às palavras e frases musicais uma significação dramática e não apenas beleza musical."



"O toque de Callas transformava um papel inesquecível e dramaticamente convincente, mesmo que não cantando de maneira bonita."

  • MAGALDI, Sábato. Iniciação ao Teatro. São Paulo: Ática – 2003.

"Intérprete sugere que ele vê, à sua maneira, uma matéria dada, e a corporifica de acordo com a exegese. (...) plurivalência de sentidos, captada e expressa pelo intérprete."


  •   STANISLAVSKI, Constantin. A Construção da Personagem. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.


“Busquemos antes adaptar essas convenções do palco, essas poses e gestos, à execução de alguma experiência interior. Então o gesto deixara de ser apenas um gesto, convertendo-se em ação real, dotada de conteúdo e propósito.”


MELLO, Zuza Homem de. A Era dos Festivais - Uma Parábola. Editora 34, São Paulo: 2003.

  •  "Há uma estrela no céu, há uma estrela na terra, e esta brilha na constelação do cast da Rádio Gaúcha! Vem aí, Elis Regina!"


Maurício Sobrinho 


No Brasil a cantora Elis Regina representa muito bem essa interpretação citada até agora. 





Também de forma sutil a cantora utiliza-se dessa habilidade.





Ney Matogrosso investe em figurinos e maquiagens para alcançar o resultado que deseja. Ele cuida especialmente dos detalhes de seus shows, como iluminação e cenografia.



Secos e Molhados




Extraordinário para alguns, um pouco óbvio pra outros, a banda Teatro Lógico, digo Mágico, também usa tais elementos teatrais e de circo em seus shows. As letras infanto-juvenis acompanhadas de malabaristas e personagens.



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CANTORES EM CENA